quarta-feira, 11 de maio de 2011

eiXpressões - I Encontro de Teatro Popular do Eixo Atlântico

Através do teatro popular podemos descobrir a mentalidade colectiva
e a visão do mundo próprio de um povo.
Amadeu Torres (Castro Gil)
Escritor e Professor Catedrático

Durante o próximo mês de Julho vai realizar-se no município de Viana do Castelo o I Encontro de Teatro Popular do Eixo-Atlântico. Este evento inédito, que pretende ser um marco no Teatro Popular, estará integrado no calendário de eventos anexo a Viana do Castelo - Capital da Cultura do Eixo-Atlântico. O evento desenrolar-se-á durante seis dias do mês de Julho de 2011, desdobrando-se em duas partes e em dois palcos: nos dias 15, 16 e 17, no lugar das Neves; e nos dias 22, 23 e 24 de Julho, na cidade de Viana do Castelo. 
Os objectivos do evento passarão pela dinamização, divulgação e aprofundamento do conhecimento do Teatro Popular e ainda pelo inter-câmbio entre os diversos participantes e intervenientes.
Com o intuito de proporcionar um retrato interactivo e dinâmico, abrangente e actual do Teatro Popular da Galiza e do Norte de Portugal, realizar-se-ão, durante os seis dias em que decorre o Encontro, mais de vinte representações de teatro popular, colóquios na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, exposições nos Paços do Concelho e no Centro Recreativo e Cultural das Neves, diversos workshops, e haverá ainda uma variada animação tradicional (folclore, bandas filarmónicas, bombos, gaitas-de-foles, pauliteiros, concertinas, produtos tradicionais, arraial com petiscos, etc.). Tudo isto para que estejamos perante uma profunda manifestação de cultura popular!


O Teatro Popular, enquanto património cultural, afigura-se valioso por várias considerações, nomeadamente pela sua história, pela sua identidade, pelos seus propósitos; no entanto, a sua elevada diversidade também constitui uma razão forte para a sua indiscutível riqueza. Teatro arqueológico? Não. Este é, ainda, teatro do povo, para o povo, sem disfarce nem erro de cálculo. (Urbano Tavares Rodrigues, in jornal “O Século”, 1973)

            O I Encontro de Teatro Popular do Eixo-Atlântico é um evento que, dentro do seu contexto territorial, da cultura e do teatro popular, corresponde a uma iniciativa única e exclusiva, de afirmação e de substancial valor cultural e social. Organizado pelo Núcleo Promotor do Auto da Floripes e pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, o evento terá ainda o apoio institucional das Juntas de Freguesia que partilham administrativamente o lugar das Neves: Barroselas, Mujães e Vila de Punhe.

Os ingredientes estão reunidos para que o I Encontro de Teatro Popular do Eixo-Atlântico reforce o cordão umbilical entre as duas regiões trans-fronteiriças e para que o mesmo ocupe um lugar privilegiado nos registos culturais da euro-região do Eixo Atlântico.

Sem comentários:

Enviar um comentário