terça-feira, 24 de maio de 2011

O que é o "auto popular"?

"Auto Popular é uma expressão complexa, e frequentemente polissémica, pelo modo recorrente com que, nomeadamente, na tradição etnográfica do período de transição do século XIX e início do século XX surge associada a diversas definições. A sua génese parece ter sido resultado da adaptação da figura do velho Auto Religioso – i.e., daqueles verdadeiros momentos sagrados compostos por cânticos, danças, jogos ou representações que ocorriam em actos, procissões, cultos ou evocações religiosas (dentro e fora dos templos) – e que sendo constantemente sancionados pelas autoridades eclesiásticas, foram como que “projectados” para fora dos espaços e da temporalidade estritamente religiosa – sobretudo litúrgica – adquirindo ou (re) inventando contornos estéticos e culturais que os aproximavam de uma “oralitura” (...) popular – em termos formais, de conteúdos e performativos. É também sob essa designação que o teatro vicentino virá a implantar-se enquanto produto artístico e literário de produção letrada e escolar para consumo cortesão, ainda que com divulgação popular decorrente de modos de representação popularizadas. O Auto Popular surge ainda como uma espécie de composição poética e teatral híbrida decorrente da circulação popular dos velhos romances medievos ou das narrativas e gestas guerreiras. Cuja tradição erudita original se funde em demais versões populares, logo que a geração de origem se desvanece no correr dos tempos. Finalmente, podemos ainda, de um modo geral, encontrar neste género teatral vários elementos reunidos – acção, representação, texto literário, canto, dança, música e mímica -, resultado de cópias, imitações e adaptações de obras eruditas ou ainda de invenções populares quase sempre anónimas."

Raposo, Paulo J. P. 1998. "O Auto da Floripes: cultura popular, etnógrafos, intelectuais e artistas", Etnográfica: revista do Centro de Estudos de Antropologia Social, 2

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular


O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular é uma associação transfronteiriça composta, actualmente, por trinta e quatro cidades membros, sendo dezassete do Norte de Portugal e dezassete da Galiza. Com base na proximidade territorial e cultural, tem como objectivo fundamental o desenvolvimento económico, social, cultural, científico e tecnológico das cidades e regiões que lhe pertencem.

sábado, 14 de maio de 2011

Auto da Floripes na III Bienal de Culturas Lusófonas

Neste sábado (14/05/2011), o Auto da Floripes das Neves será representado em Odivelas, integrado no programa da III Bienal de Culturas Lusófonas, a decorrer naquela cidade. A representação terá lugar no Jardim da Música, em Odivelas, pelas 17:00 horas.
Trata-se de mais uma iniciativa de grande relevo para a divulgação do teatro popular em Portugal, em especial do Auto da Floripes.

Pode consultar aqui o programa completo do evento.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

eiXpressões - I Encontro de Teatro Popular do Eixo Atlântico

Através do teatro popular podemos descobrir a mentalidade colectiva
e a visão do mundo próprio de um povo.
Amadeu Torres (Castro Gil)
Escritor e Professor Catedrático

Durante o próximo mês de Julho vai realizar-se no município de Viana do Castelo o I Encontro de Teatro Popular do Eixo-Atlântico. Este evento inédito, que pretende ser um marco no Teatro Popular, estará integrado no calendário de eventos anexo a Viana do Castelo - Capital da Cultura do Eixo-Atlântico. O evento desenrolar-se-á durante seis dias do mês de Julho de 2011, desdobrando-se em duas partes e em dois palcos: nos dias 15, 16 e 17, no lugar das Neves; e nos dias 22, 23 e 24 de Julho, na cidade de Viana do Castelo. 
Os objectivos do evento passarão pela dinamização, divulgação e aprofundamento do conhecimento do Teatro Popular e ainda pelo inter-câmbio entre os diversos participantes e intervenientes.
Com o intuito de proporcionar um retrato interactivo e dinâmico, abrangente e actual do Teatro Popular da Galiza e do Norte de Portugal, realizar-se-ão, durante os seis dias em que decorre o Encontro, mais de vinte representações de teatro popular, colóquios na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, exposições nos Paços do Concelho e no Centro Recreativo e Cultural das Neves, diversos workshops, e haverá ainda uma variada animação tradicional (folclore, bandas filarmónicas, bombos, gaitas-de-foles, pauliteiros, concertinas, produtos tradicionais, arraial com petiscos, etc.). Tudo isto para que estejamos perante uma profunda manifestação de cultura popular!


O Teatro Popular, enquanto património cultural, afigura-se valioso por várias considerações, nomeadamente pela sua história, pela sua identidade, pelos seus propósitos; no entanto, a sua elevada diversidade também constitui uma razão forte para a sua indiscutível riqueza. Teatro arqueológico? Não. Este é, ainda, teatro do povo, para o povo, sem disfarce nem erro de cálculo. (Urbano Tavares Rodrigues, in jornal “O Século”, 1973)

            O I Encontro de Teatro Popular do Eixo-Atlântico é um evento que, dentro do seu contexto territorial, da cultura e do teatro popular, corresponde a uma iniciativa única e exclusiva, de afirmação e de substancial valor cultural e social. Organizado pelo Núcleo Promotor do Auto da Floripes e pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, o evento terá ainda o apoio institucional das Juntas de Freguesia que partilham administrativamente o lugar das Neves: Barroselas, Mujães e Vila de Punhe.

Os ingredientes estão reunidos para que o I Encontro de Teatro Popular do Eixo-Atlântico reforce o cordão umbilical entre as duas regiões trans-fronteiriças e para que o mesmo ocupe um lugar privilegiado nos registos culturais da euro-região do Eixo Atlântico.